quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O REAL SENTIDO DA VIDA



*A PROFECIA BÍBLICA E O SENTIDO DA VIDA
René Malgo– Revista Chamada da Meia-Noite, novembro de 2015.

O que a profecia bíblica tem a ver com o sentido da vida? Tudo.
   
   As profecias da Bíblia não revelam só o que Deus fará no futuro. Elas também mostram o que Ele já fez no passado, quando lançou “os fundamentos da terra”. Sem a firme palavra profética, que é como uma luz que “brilha em lugar tenebroso” não saberíamos para onde vamos e nem de onde viemos.

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.- Jó 38:4

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.- 2Pedro 1:19
   
   A passagem demostra que fomos criados à imagem e semelhança do Deus Triúno. Quando Deus criou o primeiro homem a Sua imagem e semelhança e soprou vida em suas narinas, colocou pessoalmente a eternidade em seu coração:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.-
Gênesis 1:26,27
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.- Gênesis 2:7.

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
- Eclesiastes 3:11.
   
   Deus criou o primeiro homem da terra nobre, “um solo cheio de plantas, no jardim do Éden, dentro do paraíso(F. Rienecker)”. O senhor criou o homem do pó da terra, uma terra ainda não sujeita ao pecado, uma terra onde tudo ainda era bom. Depois de tudo que Deus já havia criado e definido como “bom”, disse que o homem era “muito bom”, capaz de ter comunhão com o Deus eterno e apto a reinar sobre a Criação juntamente com Ele. Agora, esse homem vivia na novíssima terra, uma criatura eterna, idealizada a partir da eternidade, existindo em um paraíso perfeito, um ser capaz de ter comunhão com o Criador e de reinar e dominar sobre toda a criação, na mais perfeita harmonia com quem o trouxera à existência. E isso era “muito bom”.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
- Gênesis 1:31
   
   Mas aí veio o pecado, a rebelião e a queda. Incitados pela serpente, que é Satanás, as criaturas feitas à imagem e semelhança de seu Criador, com a eternidade em seus corações, questionaram e duvidaram de quem lhes dera a vida.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
- Apocalipse 12:9

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Gênesis 3:1

   O homem pecou e morreu, não fisicamente, não de imediato. Morreu espiritualmente, morreram ele e sua mulher. Desde então, todo homem e toda mulher que nascem neste mundo estão mortos em seus delitos e pecados.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Efésios 2:1-3

   Mas a eternidade no coração, essa ficou. Segundo a bíblia, os homens pecadores continuam “feitos à semelhança de Deus.”

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.- Tiago 3:9

   O homem foi expulso do jardim do Éden, enxotado do “paraíso” e afastado da comunhão direta com o Deus eterno – e desde então a eternidade em seu coração funciona quase como uma lembrança de um tempo melhor, uma saudade de um passado muito distante onde tudo era diferente.
   Os primeiros homens tiveram de deixar o paraíso e a terra da qual haviam sido feitos. E tiveram de deixar a proximidade de quem os criara. Alguém formulou com muito acerto essa realidade: “O que dói não é termos sido expulsos do paraíso; é saber que ele já foi nosso”.
   A profecia bíblica mostra que a eternidade está no coração de toda pessoa. Cada um de nós vem de Adão, o primeiro homem, e cada um é criado à imagem de Deus. Todos nós mantemos a memória do jardim do Éden. E isso explica muita coisa, explica tudo...
   Por que o homem é tão inquieto? Tão sem paz? De onde vem essa saudade inexplicável, esse desejo de ir para bem longe, essa nostalgia indefinível? De onde vem tanta insatisfação? De onde vem nossos anseios etéreos e tantos desejos vagos e indefiníveis? A resposta é uma só: tudo isso vem do “pecado”. Pecado é, antes de qualquer outra coisa, nossa reação errada a todos esses sentimentos. O problema não é o vazio. É tentar preenche-lo com outra coisa que não seja a fonte da “eternidade em nossos corações”. E essa fonte é Deus.
   Mark Buchanan expressou-se assim sobre o assunto:

   "Saudade- essa sensação constante de que alguma coisa está faltando – normalmente diagnosticada erroneamente, e por isso tratada de forma errada [...] Durante toda a nossa vida agarramos as causas erradas, vamos aos lugares errados, comemos a comida errada. Bebemos demais, dormimos demais, trabalhamos demais, tiramos férias demais, ou de menos, sempre movidos por um fio de esperança de que isso, finalmente, irá nos satisfazer e saciar essa fome que está sempre em nós.[...] A surpresa é: Deus nos fez assim. Ele nos fez bem assim, sempre querendo e ansiando por alguma coisa – sempre famintos por algo que nunca alcançamos, sentindo falta de algo que não conseguimos encontrar e que nem sabemos o que é, sempre insatisfeitos com o que a vida nos dá, com esse constante e insaciável vazio, impossível de ser preenchido, sempre tomados por essa inquietude que nenhuma novidade ou descoberta consegue aplacar. Essa saudade é saudável. Esse desejo é legitimo – uma espécie de bússola em nosso interior, apontando para a direção certa."

   Somos criaturas do paraíso. Somos criaturas do Deus eterno. É normal que não encontremos satisfação neste mundo caído, nesta vida curta e neste tempo fugaz. C.S. Lewis  disse: “quando descobrimos dentro de nós mesmos uma necessidade que não pode ser saciada  com nada deste mundo, podemos concluir que fomos criados para outro mundo”.
   Nossa origem está em um mundo melhor. Nossa origem é o paraíso. Por isso ansiamos voltar para lá. Nosso alvo é ter de volta o que perdemos. A eternidade em nossos corações testemunha essa realidade. E a profecia bíblica também testemunha a respeito do que já foi e que um dia será novamente. A saudade em nós grita e clama em alta voz: “Quero ir para Deus! Quero ir para Seu mundo, quero Seu reino, desejo Sua presença!”.
   Por que às vezes nos lembramos dos bons e velhos tempos como se o passado tivesse sido dourado, glorioso e perfeito? Por que sentimos saudade de nossa infância? De nossa mocidade? E por que ansiamos voltar para lá? De onde vem essa nostalgia? Por que somos tão desassossegados? Por que gostamos tanto de viajar? Por que gostaríamos de nos desligar de tudo? Por que tantas e tantas vezes desejaríamos de largar tudo e fugir para bem longe? Por que há momentos em nossa vida quando a única coisa que queremos é que eles passem logo? Por que nos refugiamos no lazer? Por que fugimos para nossos  passatempos? Por que nos agarramos a nossos cônjuges ou a nossos filhos? Por que preferiríamos nos relacionar exclusivamente com nossos amigos e nosso círculo de pessoas escolhidas? Por que relutamos tanto diante de mudanças? Por que nos desgastamos tanto em nosso trabalho? Por que ficamos tanto tempo diante da televisão? Por que nos refugiamos no mundo de fantasia de livros, jogos de computador ou filmes? Por que nos perdemos em devaneios e sonhos utópicos? Por que somos viciados em certas coisas?
   A resposta é bem simples: por que não queremos nos desapegar de tudo aquilo que nos transmite um pouco de felicidade. É por isso que nos agarramos a essas coisas, a essas cópias imprestáveis e a esses substitutos miseráveis da verdadeira vida que poderíamos e deveríamos ter por sermos criaturas do paraíso! Eclesiastes diz que tudo tem seu tempo na vida.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.- Eclesiastes 3:1

   Não conseguimos reter nada, não conseguimos segurar nada, nem garantir nada, por mais que queiramos. Nossos anseios e nossa vaga saudade são apenas sintomas, de nossa saudade de Deus, do próprio Deus e de Seu paraíso perdido. Por isso, se nós, que somos cristãos, continuamos a sentir a insatisfação nos corroendo, não precisamos nos admirar. Precisamos mais do Senhor, mais da Sua presença e mais da Sua Palavra. Precisamos buscar mais as coisas que são lá do alto.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
- - Colossenses 3:1-3.      

   Só em nosso Criador encontramos o sentido da vida. A razão de viver não está no trabalho, no lazer, em nosso cônjuge, em nossos filhos ou amigos. Todas essas coisas são boas e belas, mais são passageiras. Para nosso deleite é que Deus nos concede tantas coisas boas, esperando que sejamos gratos,  que O busquemos e amemos.
   O rei Davi sabia dessa realidade. Por isso orou: O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
Salmos 63:1.

   Jonathan Edwards explicou: Deus é o bem supremo da criatura racional, e a alegria em Deus é a única alegria que sacia nossas almas. Ir ao céu e alegrar-se plenamente em Deus é infinitamente melhor do que as coisas agradáveis desta vida aqui. As alegrias que nos trazem pai e mãe, marido e esposa, filhos e sociedade são apenas sombras. Mas a alegria em Deus é a realidade. Essas coisas são apenas raios, mas Deus é o sol. São apenas regatos, mas Deus é a fonte. São somente gotas, mas Deus é o oceano. 
      
   A Bíblia, com suas profecias, mostra que somos apenas peregrinos neste mundo, estrangeiros em terra estranha, sem cidadania por aqui, sem uma cidade permanente, sempre a caminho da cidade futura, eterna, celestial. E é disso que em última instância, sentimos tanta saudade. É daí que vem toda a nossa insatisfação. Essa é a origem do vazio em nosso coração. Toda pessoa anseia pelo mundo perfeito que foi perdido, um mundo onde foi criada e para onde almeja voltar. Deseja ir de volta para junto de Deus que a criou. E quando vivemos para Ele e O buscamos Ele não se envergonha de ser chamado de nosso Deus, como expressa a carta aos Hebreus:

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.- Hebreus 11:13-16
   
   Encontramos a dimensão eterna por trás de expressões proféticas da Bíblia como Maranata(1CO 16:22), Venha o Teu reino(MT 6:10) e Vem, Senhor Jesus(AP 22:20).essas expressões apenas expõem a eternidade em nossos corações e a saudade de um retorno a Deus, o desejo de voltar ao Seu paraíso, o anseio pela ressurreição e pela restauração de todas as coisas, a vontade de chegar à verdadeira fonte da vida. Por isso gememos em nosso íntimo e por isso que a criação toda geme conosco – até Jesus Cristo voltar e trazer consigo o paraíso restaurado.

E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa 
habitação, que é do céu;
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
- 2 Coríntios 5:2-4

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
- Romanos 5:22

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
- Apocalipse 22:14

A profecia bíblica fala de todas essas coisas e testifica que só encontramos o sentido da vida quando cremos em Jesus Cristo, pois Ele é o único que pode nos livrar dos nossos pecados e nos tornar aptos a retornar ao paraíso que perdemos.

- Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
Apocalipse 22:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário