sábado, 13 de maio de 2017

PREDESTINAÇÃO: PARA BOAS OBRAS OU PARA SALVAÇÃO?


Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.- Isaías 59.2
Não se vê em toda a Bíblia ímpios (pessoas cujo estado é de trevas e separação de Deus) sendo eleitos para qualquer coisa. Vemos sim: pessoas já salvas sendo eleitas por presciência (a capacidade do Criador de antever o futuro) para darem seus frutos.

"Eleitos SEGUNDO A PRESCIÊNCIA de Deus Pai, em santificação do Espírito, PARA A OBEDIÊNCIA E ASPERSÃO do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas."- IPedro 1.2

"Mas vós sois a GERAÇÃO ELEITA, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, PARA QUE VOS ANUNCIEIS as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"- IPedro 2.9

"Como também NOS ELEGEU nele antes da fundação do mundo, PARA QUE FÔSSEMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS diante dele em amor;"- Efésios 1.4

Como podem ver, a eleição é sempre concernente aos frutos do crente, nunca à salvação em si.

"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, EM SANTIFICAÇÃO DO ESPÍRITO, E FÉ NA VERDADE;" - 2 Tessalonicenses 2.13

A passagem acima é a única na qual o calvinista pode se apoiar com alguma segurança, pois, de fato, vemos a expressão "elegido para a salvação". E agora? Temos uma contradição bíblica aqui (uma vez que todas as passagens anteriores mostram nitidamente ser uma eleição de obras, e não de salvação)? Se você for calvinista, a resposta infelizmente é "sim" e terá de dormir crendo que a Bíblia é contraditória. Contudo, caso note que a palavra "salvação" no texto não está sozinha, e sim atrelada à "santificação" e "fé"; concluirá que Paulo está dizendo que o crente foi eleito PARA UMA SALVAÇÃO QUE PRODUZA FRUTO. E, embora possa parecer uma redundância falar acerca de "uma salvação que produza fruto", a questão é que Paulo aqui não quis ser redundante, e sim enfatizar do que se trata nossa eleição. Seria como se eu dissesse que "o presidente foi eleito para um governo honesto (ou seja, não sendo redundante de declarar que o presidente foi eleito para um governo, e sim querendo chamar a atenção à necessidade de que o governo tenha de ser honesto).

Só não entende quem não quer.

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário