domingo, 21 de maio de 2017

LEMBRA DAQUELAS GANGUES DE TRAVESTIS QUE AGIAM NA ZONA SUL DO RJ? POIS É, ELAS CONTINUAM AGINDO, A IMPRENSA CONTINUA TENTANDO ABAFAR E, AGORA; A JUSTIÇA AFIRMA QUE PRENDÊ-LOS SERIA HOMOFOBIA


Sim, desde muito tempo existem gangues de travestis praticando assaltos a mão armada na Rio de Janeiro (se quiser refrescar a memória, clique aqui), porém os meios de comunicação tentam desesperadamente abafar esse tipo de notícia (salvo rara exceções) e, quando noticiam, tentam fazer parecer que não é o que estamos vendo. Quer um belo exemplo: seguem abaixo diversas manchetes sobre os ataques mais recentes dessas gangues, sendo que nenhuma delas destaca a palavra "travestis", "transgêneros" ou algo do tipo, o que acaba dando a impressão de tratar-se de uma quadrilha comum. 
   Evidente que, ao longo do texto, é explicado tratar-se de um bando de transexuais. Todavia, só é conduzido à matéria quem tem seu interesse gerado na manchete e é aqui que reside a malandragem dessa corja: eles registram o ocorrido para não serem acusados de omissão e parcialidade, porém para atraírem o mínimo de atenção possível à reportagem deixam transparecer que não passa de mais uma dentre as inúmeras notícias de quadrilhas de assaltantes que infestam nossos jornais e programas policiais, pois sabem melhor do que ninguém que se a manchete estampar a expressão "quadrilha de travestis" obviamente o interesse do leitor ou espectador será redobrado.


Imagens mostram assaltos e furtos na Lapa, Centro do Rio

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/imagens-mostram-assaltos-e-furtos-na-lapa-centro-do-rio.ghtml


Novas imagens mostram roubos na Lapa, Rio: 'Sensação muito ruim', diz vítima

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/novas-imagens-mostram-roubos-na-lapa-rio-sensacao-muito-ruim-diz-vitima.ghtml



Quadrilha rouba turistas na Lapa

Fonte: https://globoplay.globo.com/v/5881996/




Não custa lembrar que, no ano passado, a Record noticiou uma manchete mencionando o fato da quadrilha ser composta por travestis, porém inserindo a palavra "suspeita" junto (sendo que a própria matéria mostra ter sido flagrante):

Quadrilha de travestis suspeita de assaltos é presa na Lapa
Fonte: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/quadrilha-de-travestis-suspeita-de-assaltos-e-presa-na-lapa-22062016

Ora, mais indignante do que esse partidarismo ideológico nojento, só o fato da prisão preventiva do grupo ter sido negada sob a alegação de que prendê-los seria uma demonstração de homofobia. Estamos ou não vendo uma certa minoria crescer seu poder de influência no seio da sociedade como se fosse algum tipo de raça superior?

Prisão preventiva é negada

No caso do grupo de travestis, a delegacia da área representou pela prisão de dez pessoas suspeitas. O Ministério Público endossou a denúncias, mas a Justiça fluminense negou o pedido.
A magistrada, no despacho, afirmou que a denúncia fere o princípio do juiz natural porque considera a conexão dos crimes pelo "simples fato de envolver agentes transexuais, transgêneros ou outra denominação social que possa se adequar ao fato".
A decisão também considerou que "o agrupamento de todos os fatos envolvendo transexuais ou transgêneros configura discriminação evidente pela escolha sexual e comportamento social, o que não encontra amparo constitucional". O Ministério Público estadual recorreu da decisão.
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/imagens-mostram-assaltos-e-furtos-na-lapa-centro-do-rio.ghtml
   
   Leandro Pereira

Um comentário: