segunda-feira, 23 de abril de 2018

FALANDO SÉRIO SOBRE APOCALIPSE 12 - PARTE 3



Se o Senhor Jesus é o cabeça da igreja, logo a igreja é seu corpo. Até aqui, nenhuma novidade, certo?

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. - Colossenses 1.18
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. - Efésios 1.22-23

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. - Efésios 5.23

Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. - Efésios 5.29-30

Nas passagens acima, é incontestável o ensino de que a igreja (os salvos presentes nas assembleias locais) compõem espiritualmente o corpo do Messias. A real dinâmica por trás disso, como a própria Palavra afirma, é um "grande mistério"; porém seja lá o que for deixa claro, sob uma intensidade tamanha, que Jesus e seus seguidores são absolutamente inseparáveis.

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. - Efésios 5.31-32

Chegamos, então, ao núcleo deste estudo: a revelação de que a criança arrebatada em Apocalipse 12.5 é tanto o Messias, quanto seu corpo. Inegavelmente Jesus foi arrebatado aos céus 40 dias após sua ressurreição.

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. - Atos 1.9 - Obs: o termo grego "harpazo" traduzido por "arrebatamento" em Apocalipse 12.5 é o mesmo que, em Atos 1.9, é traduzido como "elevado" ou, numa tradução literal, "tomado".

E, estas coisas havendo Ele dito e [enquanto] contemplando-O eles, foi Ele tomado para o alto, e uma nuvem O recebeu para longe dos olhos deles. - Atos 1.9 (LTT).

Agora, reparem: Cristo, o cabeça, foi arrebatado algum tempo depois de morrer e ressuscitar. Ora, não é, no mínimo, instigante o fato de que o novo nascimento pelo qual passa todo cristão venha a ser justamente um processo de morte e renascimento espiritual que o próprio Espírito Santo declara estar diretamente ligado à morte e ressurreição de Jesus?

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. - Romanos 6.3-4

Ao menos para mim, fica claro aqui que qualquer crente genuíno de qualquer época ou lugar está metaforicamente situado no tempo ocorrido entre a ressurreição do Senhor Jesus e seu arrebatamento. Em outras palavras, estamos "atravessando os 40 dias" até o arrebatamento. 

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. - Apocalipse 12.4

Neste momento da história humana, o dragão está realmente encarando à mulher sob a expectativa de que, dando ela à luz, consiga tragar a criança. É exatamente isso que Satanás está fazendo com cada cristão neste mundo, conforme nos informa o Espírito Santo em I Pedro.  

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; - I Pedro 5.8

Surpreende que o mundo esteja cada vez mais inclinado contra Israel? Surpreende que Israel esteja sofrendo como nunca antes tanto no aspecto físico (sanções, conflitos bélicos, boicotes, antissemitismo...), quanto no espiritual (paganismo, falsos judeus, imoralidade...). Definitivamente, Israel se encontra sofrendo dores de parto. Não à toa, diga-se de passagem, na primeira parte deste estudo lemos em Gálatas a reprodução de uma profecia de Isaías em que a estéril (a Jerusalém celestial, representada por Sara) é exortada precisamente a ficar alegre por não estar sofrendo dores de parto como a escrava (a Jerusalém terrena, representada pela escrava Agar). 

Porquanto está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz; esforça-te e grita, tu que não tinhas dores de parto, pois a abandonada tem muito mais filhos do que aquela que tem um marido. - Gálatas 4.27 (King James Fiel)

Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. - Isaías 54.1

Evidentemente não serei louco de ignorar a forte referência que Apocalipse 12 faz ao passado, mais especificamente à queda de satanás e ao nascimento do Messias. Contudo, eu estaria sendo igualmente louco se considerasse que a cronologia do Apocalipse foi interrompida no capítulo 12 unicamente para narrar, sob aspectos simbólicos, uma história que qualquer crente já está careca de saber (e sem nada acrescentar de novo, a menos que alguém literalizasse que Maria realmente criou asas). Seria uma visão que, além de mostrar-se completamente deslocada e desconexa frente às demais visões do livro, em nada agregaria à revelação ali estabelecida. Simplesmente não há qualquer visão em Apocalipse que trate exclusivamente do passado, então por que eu deveria pensar isso do capítulo 12? A verdade é que se trata de uma mesma visão para dois momentos históricos distintos porque ambos não somente exibem um perfeito encaixe sobre o "desenho" que João viu, como também são inteiramente dependentes um do outro. Na visão, a criança é arrebatada de uma só vez, mas em nossa realidade a cabeça foi antes do corpo, por isso teremos uma "nova versão" desse filme que, embora diferente da primeira, não deixa de alinhar-se à visão. Sabe quando você assiste a um filme inédito e, depois que ele acaba, fica com a sensação de já tê-lo visto em algum lugar? Isso ocorre porque é muito comum, na indústria cinematográfica, a existência de um esqueleto de roteiro que apenas pontue os tópicos principais de uma trama, porém deixando em aberto diversos campos a serem preenchidos depois. Então, quando acontece de, numa emergência, o estúdio precisar "pra ontem" de um roteiro, por exemplo, para um filme de terror com vampiros, o roteirista já tem um esqueleto guardado que venha a facilitar a rápida elaboração de uma trama restando apenas definir itens básicos como personagens, época, cenário e etc... Pense nos cumprimentos de Apocalipse 12 como dois filmes baseados no mesmo esqueleto de roteiro (a visão de João) para compreender melhor o que estou tentando explicar.  

Parece estranho que uma mesma visão profética aponte dois cumprimentos distintos, porém semelhantes; sendo um no passado e outro no futuro? Certamente Isaías não pensou assim quando recebeu uma profecia sobre o rei da Babilônia que, simultaneamente, tratou da queda de Lúcifer (Isaías 14). O mesmo digo em relação a Ezequiel, que profetizou sobre o futuro do príncipe de Tiro e, ao mesmo tempo, revelou detalhes do passado de Lúcifer (Ezequiel 28). É exatamente essa que entendo ser a dinâmica de Apocalipse 12: uma visão que se inicia com o histórico de Satanás, mas que não deixa de olhar para o futuro.   

Na próxima parte deste estudo, veremos algumas passagens bíblicas (inclusive no Antigo Testamento) que indicam ser Apocalipse 12 o arrebatamento pré-tribulacional.



Leandro Pereira 

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