segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CALVINISMO E CATOLICISMO: UM CASAMENTO CELEBRADO POR AGOSTINHO



Se todo batista soubesse o quanto o calvinismo foi influenciado pela filosofia grega e pelo catolicismo romano, bem como a quantidade de reverência que a maioria dos calvinistas presta ao chamado "Santo Agostinho"; fatalmente identificaria a presença de um pouco de fermento reformado no fundamentalismo que busca seguir. É por isso que, no momento em que saí do pentecostalismo, comecei a revisar todos os pontos que percebi não poderem mais ser conciliados com uma fé que, hoje, é "Sola Scriptura" não somente por rejeitar as revelações extra-bíblicas do carismaticismo, mas também por desprezar o intelectualismo ecumênico dos protestantes. O próprio Calvino chama Agostinho de "santo pai" nas suas "institutas da religião cristã" e o menciona mais de 400 vezes ao longo de toda sua obra. Abaixo, seguem algumas declarações de ícones do calvinismo:

   "Calvino toma emprestado, com as duas mãos, os pontos doutrinários de Agostinho."- François Wendel.
   "Agostinho tanto foi o fundador do catolicismo romano, quanto foi o pai da Reforma."- B.B. Warfield.
   "Agostinho foi uma das mais notáveis mentes teológicas e filosóficas que Deus achou por bem dar à sua Igreja."- Kenneth G.Talbot/ W. Gary Crampton.
   "Agostinho foi o mais notável desde os tempos do Novo Testamento(...) o homem mais notável que já escreveu em latim."- Alexander Souter
   "Seus trabalhos e escritos, mais do que os de qualquer outro homem da época em que ele viveu, contribuíram para a promoção da sã doutrina e para o reavivamento da verdadeira religião."- Luther Rice
   Por fim, deixo uma declaração daquele que os calvinistas consideram o verdadeiro fundador de sua teologia:
"Se você se encontrasse com alguém que ainda não acredita no evangelho, o que você responderia quando ele dissesse: 'não creio.'? De fato, eu mesmo não acreditaria no Evangelho se a autoridade da igreja católica não me movesse a acreditar."- Agostinho.
   E o anjo lhes disse: não temais, porque eis aqui vos trago 
novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Lucas 2:10

Leandro Pereira

Um comentário: