domingo, 11 de março de 2018

CUIDADO COM AS SEITAS... EM ESPECIAL OS FALSOS EVANGELHOS!



Ainda sobre o culto de OSHO, estive dando uma olhada aqui numa revista Chamada da Meia-Noite de janeiro de 1988, uma edição lançada ainda no calor da tragédia no Oregon cuja capa traz precisamente uma foto de Bhagwan Shree Rajneesh junto a alguns de seus asseclas. Contudo, a matéria ligada à imagem não trata especificamente daquele caso, e sim apenas o utiliza como ilustração para falar da propagação do engano que a Bíblia profetizou que se multiplicaria nestes últimos dias. Separei um trechinho do artigo que chamou minha atenção em especial, pois me lembrou da desagradável experiência que a youtuber Paula Marisa teve recentemente naquilo o que, dentro do meu entendimento limitado e daquilo o que tomo por cristianismo, se configura uma seita:
"Se após a conversão não nos deixamos imediatamente julgar mais profundamente por meio da espada da Palavra, de modo a que alma e espírito sejam divididos (Hb 4.12), então espreita em nós o perigo de mistura entre o que é sagrado e o que é profano. E imediatamente aparece o enganador espírito entusiasta diabólico, que vem como anjo de luz. Em outras palavras: a carne natural, corrompida pelo pecado, se apresenta em camuflagem piedosa. E então a situação final se torna quase pior do que a inicial."
Me lembro de que a primeira vez em que a professora Paula Marisa disse ter "se convertido" ao Evangelho foi num hangout com o adventista Gustavo, do canal 4USA Florida. Depois daquele dia, de fato começou-se a perceber uma mudança no estilo dela. Palavrões deram lugar a pregações. Contudo, infelizmente o Evangelho que ela conheceu continha uma dose significativa de veneno. Para usar um linguajar bíblico, o pão que estava comendo continha muito fermento. A vlogueira havia se tornado adventista.
Um pouco de fermento leveda toda
massa.- Gálatas 5.9


Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que 

um pouco de fermento faz levedar toda a 

massa?- I Coríntios 5.6
Preocupado por ver uma pessoa bem intencionada, porém leiga, se metendo numa enrascada, tentei avisá-la umas duas vezes nos comentários de seus vídeos, no que fui ignorado em ambas. Segue um dos meus alertas (o único disponível, pois o outro estava na leva de vídeos que ela limou depois), feito quando identifiquei que "o dia dedicado a falar de Deus" no canal estava sendo usado para pregar a doutrina adventista (publicação intitulada Aboliram a lei? - Sábado #2):
"Acho que vou iniciar o projeto 'Igreja sem Partido' para este canal, pois inicialmente as sextas seriam apenas "um dia para falar de Deus" e, agora, já estão virando uma "Escola Sabatina". (...) Fico só imaginando as inúmeras sinucas de bico nas quais pode se meter uma pessoa que defende o conservadorismo e que, até certo ponto, reconhece o legado da cultura judaico-cristã para nossa civilização; mas que acaba envolvendo-se com uma doutrina que defenestra obsessivamente o catolicismo, repudia o Estado de Israel, despreza as profecias específicas a Israel descritas na Bíblia (ironicamente por fazer uso da Teologia da Substituição desenvolvida justamente pelo catolicismo como forma de encaixar a igreja no lugar dos judeus), apoia os palestinos e pratica vegetarianismo: estilo de vida difundido em larga escala pela esquerda (especialmente a satânica classe artística) e que, ainda por cima; está diretamente ligado ao ambientalismo, um dos principais tentáculos da Nova Ordem Mundial; e também ao orientalismo da Nova Era. Enfim, professora, oro para que Deus lhe dê discernimento e clareza para enxergar a série de contradições com as quais terá de lidar futuramente. Ainda existem alguns ministérios simples, honestos, sóbrios, bem distintos da bagunça que vemos presente na maioria das igrejas atuais; mas que nem por isso deixam de ser sionistas, reconhecerem certos pontos positivos notórios da História do catolicismo e embrenharem-se em usos e costumes que possuam links com a agenda socialista. Tome cuidado, pois uma doutrinação muito semelhante à que a senhora tanto denuncia no tocante à Educação pode estar sendo feita contigo neste exato momento. Não adianta ler muitos livros se os livros de temática espiritual que a senhora lê são todos do mesmo segmento (é o mesmo que o comunista que só lê Marx, um outro ponto costumeiramente enfatizado em seus vídeos, por sinal). Assim, lhe proponho que busque estudar algo que ofereça um contra-ponto à doutrina na qual está sendo mergulhada, pois quando somos leigos é muito natural que, movidos por puro entusiasmo, abracemos à primeira boia que nos é arremessada sem pararmos para uma reflexão mais aprofundada. Te digo isso por experiência própria."
Resultado: poucos meses depois da postagem que escrevi, aconteceu o que falei. Ela ficou horrorizada com o progressismo presente na instituição, discutiu com a liderança, lançou alguns vídeos denunciando o que descobriu e meteu o pé de lá. O que aconteceu então? Não só retornaram os palavrões, como junto a eles vieram também o excesso de vaidade (sob uma pesada maquiagem que claramente reflete seu atual estado espiritual), o apreço por tatuagens, lascívia, espírito de ira, constantes ataques aos cristãos que levam a Bíblia a sério e, muito provavelmente, bebida alcoólica (a dúvida reside no fato de que, certa vez, ela postou uma filmagem ao lado de um amigo e de algumas garrafas numa mesa de bar/restaurante onde parecia um pouco embriagada. O vídeo se chama As aventuras de uma gaúcha na cidade maravilhosa - Dailvvlog RJ). Resumindo: virou uma típica cristã de YouTube.
E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.- Mateus 12.43-45
Entretanto, o mais curioso é que, a despeito de sua frustração com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela continua crendo no ensino dos sabatistas. Ao declarar que excluiria do vlog a maioria do material de cunho religioso, enquanto manteria só o que considera válido, ela deixou claro que o condicionamento sofrido permanece latente dentro de si; já que algumas postagens sobreviventes daquele período inegavelmente são de cunho adventista.

Agora, não me interpretem mal: longe de querer condenar a professora de Educação Física (que é uma pessoa inteligente, íntegra e nutrida de bons valores, embora abalados), o objetivo aqui, a exemplo dos primeiros parágrafos, segue sendo um aviso quanto ao perigo das seitas, principalmente daquelas que trabalham formas deformadas de evangelho; daí eu ter trazido a Paula Marisa à roda, pois exemplifica perfeitamente a proposta deste artigo. A Bíblia é o livro mais complexo que existe (costumo dizer que Ela possui a complexidade do próprio Deus), razão pela qual, quando alguém assimila algo acerca dela, mesmo que equivocado, dificilmente estará disposto a rever seu aprendizado, pois em se tratando de um pão de digestão tão difícil, cada pedaço digerido tem o sabor de uma conquista épica. Não á toa as Escrituras fascinam tanta gente até hoje, e são o livro mais lido do planeta 2000 anos após seu Texto ter sido finalizado. Sem querer banalizá-las, e sim mastigar o que estou falando, Elas são um eterno e viciante quebra-cabeças. Não por acaso, é raro vermos cristãos experientes trocarem posicionamentos bíblicos de longa data (é preciso muita honestidade intelectual ou segundas intenções para isso), pois muitas vezes consideram seus segmentos teológicos porções de sabedoria adquiridas às custas de muito estudo e reflexão. Desde que tais posicionamentos não impliquem em heresias e blasfêmias, mas simplesmente tópicos em que a Bíblia permita múltiplos pontos de vista que não maculem seus pilares doutrinários, não chega a ser exatamente uma catástrofe a teimosia de um servo de Cristo sobre determinado tópico. Todavia, quando se trata de uma seita cristã, aí sim temos um problema, já que TODAS ELAS se caracterizam por uma confissão de fé que fatalmente fere as bases dos cristianismo bíblico. Surpreende, então, que todo ex-sectário permaneça crendo fielmente na ortodoxia uma vez aprendida? Eis aí o estrago promovido pelas falsos evangelhos: a lavagem cerebral efetivada por eles é tão intensa que, não importa o que venha a acontecer no futuro, a maioria dos membros adquiridos tornam-se eternos missionários seus. Jeremias Junior (canal Verdade Revelada), Afonso Vasconcelos (canal Ciência de Verdade) e os já citados Gustavo (canal 4USA Florida) e Paula Marisa (canal Paula Marisa) são belos exemplos do que digo: os quatro negam serem adventistas, porém invariavelmente propagam elementos adventistas em seus trabalhos (pós-tribulacionismo, sabatismo, aniquilacionismo...). Dizem-se "sem religião", livres do famigerado "sistema religioso", porém não percebem (ou fingem não perceber) que só geograficamente é que estão distantes do engano, sendo que o Messias foi enfático em afirmar: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.- João 4.23-24
É triste... a pessoa sai da seita, mas a seita não sai da pessoa.

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário