sexta-feira, 1 de julho de 2016

FOI CRIADO O LEITOR DE PENSAMENTOS: ADIVINHE CONTRA QUEM ELE SERÁ USADO?


   A Máquina do Pensamento: Logo Ela Estará Lendo a sua Mente
   Qualquer pessoa que goste de filmes de ficção científica provavelmente se lembra das tentativas de Marty McFly para ir "de volta para o futuro". Marty acaba em uma máquina do tempo construída a partir de um automóvel DeLorean e acidentalmente aterrissa no ano 1955. Quando finalmente localiza uma versão mais jovem de seu amigo cientista, Dr.Emmet Brown, que construiu a máquina no futuro, Marty encontra Brown usando um capacete muito esquisito, que está ligado a uma geringonça, a qual Brown espera que leia mentes. Brown coloca uns êmbolos na testa do jovem Marty e declara: "Você quer que eu compre uma assinatura do jornal The Saturday Evening Post!". Depois de mais algumas tentativas de Brown, entusiasmadas, mas incorretas, sobre o que Marty estaria pensando, o adolescente, levado pela ansiedade, arranca os êmbolos de seu rosto e berra: "Doutor, eu venho do futuro. Vim até aqui numa máquina do tempo que você inventou. E preciso da sua ajuda para ir de volta para o ano 1985".
   Muitas coisas aconteceram desde que Steven Spienberg fez o filme "De Volta Para o Futuro", em 1985. Embora o mundo possa não ter uma máquina do tempo, ele rapidamente está desenvolvendo um dispositivo de leitura da mente que deixaria emmet Brown orgulhoso.
   O dispositivo se chama fMRI(functional Magnetic Ressonance Imaging.), ou seja, imagem por ressonância magnética funcional. O tipo de dados neurocientíficos que ele coleta já foi admitido como evidência em mais de 100 processos criminais e é citado em pelo menos uma decisão da Superma Corte dos Estados Unidos.[1] Os profissionais da lei afirmam que existe um grande benefício no uso do fMRI. De acordo com um artigo no Texas Bar Journal, ele poderia potencialmente selecionar jurados tendenciosos e fornecer "provas objetivas para substituir dados subjetivos e auto-relatos".[2] Em outras palavras, o que os dados afirmarem que você está pensando será levado em consideração mais do que suas próprias palavras.

   Não fica difícil de levarmos este cenário um passo adiante: nas mãos de um governo corrupto, tal como o do futuro Anticristo, os dados neurocientíficos poderiam se tornar uma arma para descobrir as pessoas que são desleais ao regime e leais a Deus.
   O fMRI mede o fluxo de sangue no cérebro. Um benefício claro da tecnologia é que o aparelho pode detectar anormalidades e ajudar a diagnosticar doenças. Mas há outras maneiras de ele ser usado. Um escritor disse: "O dispositivo também pode possibilitar que os médicos entrem em nossos processos mentais para determinar o que estamos pensando e sentindo. O fMRI pode até mesmo ser capaz de detectar se estamos mentindo."[3]

   Há algum tempo a Fox News colocou no ar um artigo intitulado "Sabemos o que você está pensando: Cientistas encontraram um meio de ler as mentes".[4] Ele explica como esses aparelhos de varredura cerebral possibilitam que os cientistas "reconstruam os rostos das pessoas em quem estamos pensando". [5]
   "É a leitura da mente", disse Alan S.Cowan, aluno de Pós-Graduação da Universidade de Berkeley, no estado americano da Califórnia, que especulou que dentro de 10 a 20 anos, "uma testemunha de um crime poderá vir e reconstruir o rosto de um suspeito".[6]
   A Fox relatou que as leituras cerebrais "acertaram a cor da pele(...) e 24 dentre 30 reconstruções detectaram corretamente a presença ou ausência de um sorriso", mas "foram menos corretas em determinar o gênero e a cor do cabelo". [7] O fMRI também identifica emoções baseadas em atividade cerebral. Pesquisas da Universidade Carnegie Mellon explicam: "até o presente, pesquisas sobre emoções tem sido frustradas pela falta de métodos confiáveis para avaliá-las, principalmente porque as pessoas frequentemente são relutantes em relatar honestamente seus sentimentos".[8]
   "Esta pesquisa apresenta um novo método com potencial para identificar emoções sem se basear na habilidade das pessoas de fazerem auto-relatos", disse Karen Kassan, professor assistente de Ciências Sociais e Ciências da Decisão. (...) "Ela poderia avaliar a resposta emocional de um indivíduo a quase todos os tipos de estímulos, por exemplo, uma bandeira, a marca de um produto, um candidato político".[9]
   Portanto, no futuro, se você não gostar de seus líderes governamentais ou da bandeira deles, um scanner cerebral poderá delatá-lo. Até agora, para fazer uso do fMRI você precisa deitar de costas, com o rosto para cima, dentro daquele aparelho que as pessoas que sofrem com dor nas costas conhecem tão bem. É um equipamento grande, e móvel e caro - nem um pouco parecido com o dispositivo que o Dr.Brown usa com Marty McFly. Mas o tempo muda as coisas. A tecnologia se move adiante. Nos anos 1930 até 1950, muitas pessoas que haviam sofrido de poliomielite ficavam presas a grandes pulmões de ferro que possibilitavam que respirassem. Somente a cabeça dessas pessoas ficava de fora. Pulmões de ferro ficavam alinhados nos hospitais como fósforos nas caixas. Hoje, eles praticamente desapareceram, cedendo lugar a ventiladores mais convenientes e procedimentos de intubação traqueal e traqueotomia. 

   Talvez, no futuro, o fMRI não seja mais inconveniente do que os êmbolos de Emmet Brown e seu capacete com aparência esquisita, tornando a ficção científica em ciência de fato e fazendo com que fique ainda mais fácil para os homens perversos usarem a boa tecnologia em seus propósitos malígnos. No momento, você pode se contentar com o fato de que seus pensamentos ainda pertencem apenas a você. Contudo, ninguém sabe por quanto tempo será assim. Provavelmente não seja surpresa para os estudiosos da profecia bíblica que algo projetado para beneficiar a humanidade possa, um dia, como tantas outras coisas, tornar-se um instrumento do mal nas mãos das pessoas erradas. 
   (Lorna Simcox - Israel My Glory)
   Lorna Simcox é editora-chefe de The Friends of Israel.
Fonte:
1- Alison K.Bennett e Jason Bloom, "Neurolaw: Brain Waves in the Courtroom"[Neurolei: Ondas Cerebrais na Sala do Júri], Texas Bar Journal 75, Nº4(abril de 2012.), 281,www.tinyurl.com.texasrr.
2- Ibid.,281.
3- Stephanie Watson, "How fMRI Works"[Como o fMRI Funciona.], How Stuff Works[Como as Coisas Funcionam.], www.tinyurl.com/hstwfmri.
4- Maxim Lott, "We know what you're think: Scientists find a way to read minds"[Sabemos o que você está pensando: Cientistas encontram um meio de ler as mentes.], Fox News, 28 de março de 2014, www.tinyurl.com/optt386.
5- Ibid.
6- Ibid.
7- Ibid.
8- Carnegie Mellon University, "Scientistes identify emotions based on brain activity"[Cientistas identificam emoções baseadas em atividade cerebral.], www.sciencedaily.com, 19 de junho de 2013, www.tinyurl.com/cmfff.
9- Ibid.
Chamada da Meia-Noite- março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário