domingo, 2 de julho de 2017

"NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS": COMO UMA FRASE BÍBLICA PODE SER DISTORCIDA E TRANSFORMADA EM UM DOS CHAVÕES MAIS DEMONÍACOS QUE EXISTEM



Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. - Mateus 7:1-5

Ao contrário do que o mundo tanto alega ao sempre enfatizar à primeira frase do texto acima e, convenientemente, ignorando ao restante do texto; o que podemos aprender aqui?

tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. - Ou seja, não somente podemos, como DEVEMOS julgar, desde que não estejamos incorrendo no mesmo erro do outro.

Se o crente não puder julgar, então devemos jogar nossas Bíblias fora, pois a Bíblia consiste justamente num livro de regras que nos permite julgar o certo do errado. Aliás, a vida é feita de julgamentos. Precisamos Julgar o tempo inteiro: da hora que acordamos à hora de dormirmos, pois se desligarmos nosso senso de julgamento acabamos despencando no relativismo e no subjetivismo: ambos conceitos pós-modernos que, basicamente, consistem em dizer que o certo e o errado/ o bem e o mal estão nos olhos de quem vê. Não à toa, todas as denominações heréticas argumentam que “tudo é válido para se pregar o Evangelho”. Não à toa, os cantores gospel mercenários dizem que “todos os ritmos foram criados por Deus”. Não à toa, o sistema pentecostal admite toda sorte de sinais e prodígios por mais descaracterizados e forçados que sejam. Portanto, a primeira coisa que um novo convertido deve entender ao se converter é que ele passará a ter sua vida e testemunho público analisados pelo grupo ao qual ele agora pertence. Imagine a tragédia que seria na igreja primitiva se não houvesse vigilância moral entre os crentes? Diga-se de passagem, em qualquer instituição (até numa família.), se não houver o mínimo de cuidado em relação aos maus exemplos, que credibilidade a mesma terá perante a sociedade? Abaixo, segue uma lista de textos que, claramente, não somente autorizam, como ordenam que os crentes julguem-se uns aos outros (e não poderia ser diferente, do contrário que zelo existiria sobre as coisas de Deus?):

Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Hebreus 5:14

E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.

Gálatas 2:11

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.

2 Tessalonicenses 3:6

(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

Efésios 5:9-11

E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
Romanos 16:17-18

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

1 João 4:1

O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.

Provérbios 28:23

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu
olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:3-5

E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

Lucas 7:43

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
1 Coríntios 2:12-13

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
1 Coríntios 2:14-15

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.

1 Coríntios 5:11-13

Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
1 Coríntios 6:1-5

Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.

1 Coríntios 10:15

Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
1 Coríntios 11:31-33

E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

1 Coríntios 14:29

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

2 Coríntios 13:5

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário