sábado, 29 de julho de 2017

NO QUE REALMENTE CONSISTE O "DAR A OUTRA FACE"




É muito comum ouvirmos leigos e universalistas usarem a conhecida frase do Senhor Jesus no sermão da montanha sobre "dar a outra face" de forma banal, isto é, como se fosse uma ordem para que o crente seja pamonha e frouxo. O problema é que, geralmente, as pessoas que ensinam desta forma utilizam a passagem de Mateus 5, que apresenta o sermão na íntegra. Consequentemente, ao ser lido de forma isolada, isto é; sem o paralelo feito pelo capítulo 6 de Lucas, realmente pode-se pensar que a oferta da outra face deve se dar em qualquer circunstância da vida. A questão é que Lucas 6 apresenta alguns recortes do sermão que se concentram em questões bem específicas. Conclusão: ao vermos a mesma ordenança sobre dar a outra face em Lucas 6, podemos ter certeza de que a aplicação dela está diretamente relacionada a um dos tópicos que Lucas extraiu do sermão. Vamos conferir:

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;- Lucas 6.29

CONTEXTO DO "DAR A OUTRA FACE": 1- Jesus diz isto para um grupo específico de pessoas chamado de "bem-aventurados". Pergunta: quem são os "bem-aventurados"? 

E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos. E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.- Lucas 6.19-20 

Portanto, vemos que, embora estivesse curando a todos no local, Jesus chama de bem-aventurados não a qualquer um, e sim AOS DISCÍPULOS. 

2- Onde entra a frase clássica sobre dar a outra face? Precisamente alguns versículos depois numa progressão do mesmo discurso dirigido AOS DISCÍPULOS. A tal frase entra, dessa forma, como uma progressão natural do texto iniciado com a seguinte observação: 

Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.- Lucas 6.21-23. 

3- Em seguida, Ele faz uma breve pausa em seu discurso aos bem-aventurados para, nos três próximos versículos, dirigir-se aos ímpios que ali estavam (lembrando que, no início do texto, fica claro que os discípulos eram apenas uma parte da multidão que procurava tocar-lhe): 

Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.- Lucas 6.24-26 

4- Após abrir um parêntese em sua fala para tratar com os ímpios, Cristo retoma sua conversa com os discípulos exatamente do ponto em que parou (no versículo 23). Notem a ênfase dada no versículo 27: "MAS A VÓS, QUE ISTO OUVIS, DIGO". 

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;- Lucas 6.27-29 

5- Ora, se lermos apenas os versículos direcionados aos bem-aventurados (sem a parte destinada aos ímpios), o que temos é uma sequência nitidamente pautada em um único tema que só se encerra no versículo 38, pois no 39 pode-se perceber uma quebra na estrutura narrativa e, automaticamente, uma mudança de assunto (quando é dito "E DIZIA-LHES UMA PARÁBOLA"). Do 39 em diante, o Senhor passa a tratar das relações não mais entre crentes e ímpios perseguidores, mas sim entre crentes e falsos crentes. 

Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;- Lucas 6.21-23; 27-29 

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?- Lucas 6.30-39 

CONCLUSÃO: O "DAR A OUTRA FACE" FOI RELACIONADO A CASOS DE PERSEGUIÇÃO ANTI-CRISTÃ OU RELACIONAMENTOS COM PESSOAS QUE ME ODEIEM POR SER CRISTÃO, E NÃO PARA TODA E QUALQUER SITUAÇÃO. EVIDENTE QUE O FRUTO DO ESPÍRITO ENVOLVE MANSIDÃO E LONGANIMIDADE (Gálatas 5.22), PORÉM TODO O CONTEXTO DE GÁLATAS 5 É SOBRE RELAÇÕES ENTRE IRMÃOS EM CRISTO. NÃO ESTOU DIZENDO COM ISSO QUE O CRISTÃO DEVA SER UM VULCÃO AMBULANTE, AFINAL DE CONTAS, NOSSO VERDADEIRO INIMIGO É ESPIRITUAL. ENTRETANTO, FICA CLARO QUE NÃO PASSA DE MITO ESSA HISTÓRIA DE QUE O CRENTE DEVA VIVER COMO UM BANANA.
DEVEMOS, SIM, BAIXAR A CABEÇA COM PRAZER PARA A AFRONTA QUE SE DÊ POR NOSSA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO. PARA TODAS AS DEMAIS AFRONTAS DA VIDA, A PALAVRA DE ORDEM DEVE SER "EQUILÍBRIO".

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário