quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

TEMOS MESMO DE RESPEITAR ÀS OUTRAS RELIGIÕES?



Uma coisa que me irrita bastante é essa conversa fiada de que "temos de respeitar às demais religiões". Ora, antes de papagaiarmos esse sofisma por aí, entendo ser minimamente razoável buscarmos saber o significado de "respeito"? Segundo o dicionário online de língua portuguesa "Dicio", a palavra tem a seguinte definição:
"Consideração; sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial.
Obediência; acatamento ou submissão: respeito às leis.
Apreensão; sensação de medo.
Maneira de se tratar um assunto; ponto de vista.
Que ocasiona alguma coisa; motivo, razão.
Homenagens ou cumprimentos: apresentar seus respeitos.
Dizer respeito a. Ter relação com: tudo isto diz respeito a um fato de suma importância.
Sinônimos de Respeito: estima, saudação, afeição, apreço, consideração, reverência"
Há alguns anos, por exemplo, havia nas redondezas da minha casa o costume de se colocar oferendas à entidades afro em pontos específicos. Sempre achei isso o cúmulo não da falta de respeito, mas da intolerância, pois aquelas pessoas estavam forçando o resto da sociedade a participar de seus cultos durante 24 horas por dia até que eles resolvessem limpar o local, já que nem o gari tinha coragem de meter a mão ali. Obviamente, esse segmento procede com tamanha pompa e petulância por saber existir uma cultura do medo DELES enraizada na população. A situação por aqui permaneceu desse jeito até que, por duas ou três vezes, "sem querer" eu tropecei nos pratos espatifando tudo (sempre fui tão desastrado...). Como utensílios de barro não são nada baratos, creio que isso os levou a desistir de propagar sua intimidação religiosa onde moro.
Não, definitivamente não temos de respeitar às outras religiões, e sim tolerá-las. "Respeito" e "tolerância" são coisas bem distintas. É a diferença entre cumprimentar seu vizinho barraqueiro e aceitar com naturalidade suas baixarias. "Respeito" é uma palavra que só foi inserida no contexto religioso como forma de enfraquecer o fundamentalismo perante o politicamente correto e, desse modo, alavancar o ecumenismo. O mesmo fundamentalismo, diga-se de passagem, que, de 2001 para cá, foi transformado em sinônimo de intolerância e terrorismo. Ora, ao dizer que "respeito às demais religiões", automaticamente estou dizendo que nutro alguma consideração por doutrinas que considero falsas, por líderes que considero enganadores e, principalmente, pelos demônios que acredito estarem por trás de tais estruturas.

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário