segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

VIVA A INTERNET!


A corja televisiva está mesmo desesperada com a internet. Percebam que, a cada mínima oportunidade que eles têm, não se furtam de criticar o ambiente virtual do qual, diga-se de passagem, tanto bebem na hora de divulgarem seus trabalhos. Até mesmo aqueles artistas aparentemente mais fora da curva, como Danilo Gentili, entram na roda; pois trata-se de algo convencionado entre a classe midiática mais ou menos como numa família: os parentes podem até brigar entre si, mas sempre se defenderão perante os de fora. Tudo porque a internet é a última resistência contra o processo de alienação e engenharia social que vem sendo metralhado sobre a população mundial nos últimos 70 anos.
Apenas tentem vislumbrar o quão maravilhoso não seria uma emissora de TV que tivesse dentro de sua programação diretores, redatores e apresentadores como Alexandre Costa, Enio Fontenelle, Marta Serrat, Lair Ribeiro, Nando Moura e Jayson Rosa (isso porque não quero me estender...). Com todos os muitos defeitos que cada um dos citados certamente possuem, ainda assim teríamos um canal infinitamente superior ao que nossa TV aberta inteira oferece. Agora, eu pergunto: se, há 15 anos, eu te pedisse uma relação de 5 nomes para montar uma grade televisiva de conteúdo conservador com apelo popular que tocasse nos temas que vemos serem abordados sem qualquer pudor no YouTube, você saberia me responder? Dificilmente, já que sua única referência para isso seria a Matrix televisiva (alguns colunistas de impressos, por mais outsiders que fossem, nunca falaram a linguagem do povo e sempre se mantiveram comedidos).
A autonomia da internet, bem como seu alcance, é algo tão estupendo que a informação pode nos chegar independente da imponência do veículo. Dia desses, assistindo a um vídeo do "Canal Escatológico" (um canal pequeno, modesto; porém muito bem conduzido e administrado), fiquei sabendo que em Brasília está havendo uma "epidemia" de suicídio entre os jovens; o que se configura numa notícia absolutamente exclusiva. O exemplo é ideal para mostrar a maneira como, graças a Deus, não dependemos mais de uma elite para sermos informados, e sim apenas de nós mesmos seja para propagar, seja para receber. Há muita mentira na internet? Não tenha dúvida. Entretanto, penso que é melhor ter acesso a TUDO e identificar sozinho à verdade, do que ter um leitor de teleprompter pensando por mim.

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário