domingo, 22 de abril de 2018

FALANDO SÉRIO SOBRE APOCALIPSE 12 - PARTE 2


Nos capítulos 11 e 12 de Apocalipse, vemos a estrutura cronológica da narrativa ser quebrada para que sabiamente o texto trate em separado os eventos que, embora tenham se cumprido ao longo da abertura dos 7 selos e de 6 trombetas, não fazem parte da ira divina (o ministério das duas testemunhas e o parto da mulher). Somente a partir do versículo 6 do capítulo 12 é que sequência prossegue da onde havia parado. Notoriamente a mulher vista por João simboliza Israel (sabemos disso porque ela se veste dos elementos vistos no sonho de José, sendo eles uma representação de José e sua família, que são precisamente aqueles que encabeçaram o nascimento de Israel como nação).

E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? - Gênesis 37.9-10

E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. - Apocalipse 12.1

Notem: ela se veste do sol que, no sonho de José, era o patriarca Israel (outrora Jacó); tem a lua debaixo de seus pés (Raquel, a mãe de José em estado de submissão ao marido Israel); e uma coroa de doze estrelas (as 12 tribos de Israel que, no sonho, são os 12 filhos do patriarca).

Então, essa mulher dá à luz um filho e, no momento em que a criança está prestes a ser devorada pelo dragão (que é o próprio Diabo, conforme nos informa Apocalipse 12.9), ela é arrebatada para o céu. É quando surge a pergunta: quem é esse filho? A resposta não poderia ser diferente: Ele é o Senhor Jesus. Todavia, há uma surpresa aqui que pretendo guardar para mais adiante. Por hora, compare os textos abaixo:

deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. - Apocalipse 12.5

E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. - Apocalipse 19.15

Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. - Salmos 2.7-9

Ainda resta alguma dúvida de que o filho mencionado em Apocalipse 12 seja o próprio Jesus? Caso reste, recomendo que leia à exegese que os crentes de Jerusalém fizeram do salmo 2 em Atos 4.

Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. - Salmos 2.1-3

E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; - Atos 4.24-27 - Obs: na Bíblia King James (não a traduzida em português, e sim a original de 1611), ao invés de "santo Filho Jesus", vemos "santo menino Jesus". Em sua nota sobre Atos 3.13 da Bíblia LTT, o tradutor Hélio de Menezes não nega que o grego pais admita o uso de criança ou menino (conforme, de fato, testemunha o dicionário grego no item 3816). Se considerarmos que esta passagem de Atos (cujo discurso, inclusive, também teve a participação de João) é uma paráfrase do salmo 2 que, por sua vez, não somente trata da geração do Messias (geração essa que só pode ser seu nascimento humano, uma vez que Jesus é Deus e, sendo assim, sempre existiu espiritualmente), como é levemente referido em Apocalipse 12 no tocante ao futuro e rígido governo daquele bebê arrebatado; concluímos que a King James foi extremamente feliz em sua escolha. 

E por falar em reger as nações com vara de ferro, quem mais vemos a Bíblia dizer que fará isso mesmo, hein? Nós, os cristãos. 

E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. - Apocalipse 2.26-27

Aliás, deu para perceber novamente a presença do salmo 2 em Apocalipse? 

Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. - Salmos 2.9

Guarde essa informação: os cristãos genuínos (pessoas convertidas verdadeiramente, ou seja, que passaram pelo novo nascimento e , hoje, abominam o pecado e possuem o Evangelho como prioridade em suas vidas), irão reger o mundo durante o milênio sob a liderança direta de Cristo e farão isso com vara de ferro (de modo severo). Entretanto, não é essa a única correspondência entre o menino arrebatado e os crentes. Investigaremos isso mais a fundo na próxima parte deste estudo.

Leandro Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário