segunda-feira, 23 de abril de 2018

FALANDO SÉRIO SOBRE APOCALIPSE 12 - PARTE 4



Nas partes anteriores deste estudo identificamos três passagens claramente ligadas a Apocalipse 12: Salmos 2.7-9, Isaías 54.1 e Gálatas 4.27. Das três, as duas últimas citam as dores de parto da mulher solitária que, na analogia traçada em Gálatas 4, diz respeito à Jerusalém terrena, de onde veio o Messias cujo corpo somos nós, cristãos (Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. - João 4.22).  

Porquanto está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz; esforça-te e grita, tu que não tinhas dores de parto, pois a abandonada tem muito mais filhos do que aquela que tem um marido. - Gálatas 4.27 (King James Fiel)

Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. - Isaías 54.1

Neste ponto, cabe mostrar um pouco mais do capítulo 54 de Isaías, de modo que não restem dúvidas quanto à tal estéril ser a Jerusalém celestial:

Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas. - Isaías 54.3

Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. - Isaías 54.5

Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor. - Isaías 54.17

No entanto, há um versículo em Isaías 54 que pulei propositalmente por abrir um parêntese todo especial agora:

Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; - Isaías 54.7

Quem é referido na Bíblia como esposa de Cristo? 

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. - Apocalipse 19.7-8

Se, por um lado, a Bíblia traça uma analogia em que os cristãos na Terra são filhos da esposa, por outro Ela os trata como a própria esposa a partir do instante em que eles moram nela. 

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. - Apocalipse 22.14

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. - Apocalipse 21.9-10

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. - Apocalipse 21.2-3

Sendo assim, acho muito provável que "o recolher da esposa após tê-la deixado por um breve momento" se refira ao arrebatamento da igreja, sendo o "breve momento" o período compreendido entre o arrebatamento do Messias e o arrebatamento da igreja. Reparem que não estou forçando nada aqui. Chegamos a Isaías 54 mediante a paráfrase que Gálatas 4.27 faz de seu primeiro versículo durante uma exposição na qual os cristãos são tidos como filhos da cidade santa. E sabemos que esses mesmos cristãos são considerados "a mulher do Cordeiro" por Apocalipse quando passam a habitá-la. Se prosseguirmos com mais alguns versículos de Isaías 54, veremos também:

Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei. - Isaías 54.9

Após a promessa de recolhimento da mulher, vem a promessa de que não mais haverá ira sobre ela. Muito sugestivo, não? 

E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. - I Tessalonicenses 1.10

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. - Mateus 3.11-12

Um outro caso parecido com a correspondência entre Gálatas 4.27 e Isaías 54.1 é o de I Coríntios 15.54-55, passagem onde, após discursar explicitamente acerca do arrebatamento, Paulo finaliza dizendo: 

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

Ao procurarmos saber, então, qual é o trecho das Escrituras parafraseado pelo apóstolo, descobrimos tratar-se de Oséias 13.14:

Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos. - Oséias 13.14

Todavia, o pulo do gato vem agora: se, em I Coríntios 15.54-55, temos as indagações à morte e ao inferno logo após uma descrição do arrebatamento, em Oséias 13.14 as mesmas indagações acontecem depois que são citadas as dores de parto de Israel por sua insensatez.

Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz. - Oséias 13.13

O versículo 54 de I Coríntios 15 afirma claramente que a palavra de Oséias 13.14 só se cumprirá no arrebatamento. 

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

A Bíblia está literalmente afirmando aqui que as dores de parto da Israel simbolizam o arrebatamento. 



Isso não é tudo. Uma coisa puxa outra, de modo que o final do versículo 13 de Oséias 13 lemos que Israel (representada por Efraim) "não está no lugar em que deve vir à luz". Isso nos leva a I Tessalonicenses 5.2-4:

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.


A escrava (Israel) sim, sofre dores de parto por, segundo Oséias, "não estar no lugar em que deve vir à luz". Já os cristãos "não estão em trevas" e são chamados de "filhos da luz". O parto será o arrebatamento, que se dará em algum momento no qual Israel estará sofrendo duramente (o que é muito difícil precisar, já que estamos falando de uma nação que é odiada cotidianamente pelo resto do mundo).

Leandro Pereira

2 comentários:

  1. Caríssimo Leandro, pra você essa explicação de Maria não parece muito mais simples e literal? Tipo a historia de como Jesus nasceu, Maria junto a José foram perseguidos no deserto do Egito, Maria dá luz ao filho que há de regir o mundo com cetro de ferro, Jesus, aí tá como uma Igreja dá luz a Jesus?
    E no último capítulo seja o que for essa mulher os cristãos são chamados de resto de sua semente ou filhos, se a Mulher for Maria então a Bíblia não chama os cristãos de filhos de Maria....

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  2. Olá, Luan. Bem-vindo ao blog. Recomendo que leia à terceira parte desta série. Nela, eu explico bem a questão que me trouxe. Abraço!

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